quarta-feira, 15 de maio de 2013

        Olá, Você está sentado em frente a sua prancheta e olhando uma folha de papel em branco e pensando em transformar esta folha em uma sequência de desenhos formando uma boa aventura, mas tem dúvidas sobre quais são os elementos básicos para o desenvolvimento da sua aventura. Vou lhe passar aqui algumas dicas sobre as cinco etapas básicas necessárias que compõe produção de uma HQ.


ROTEIRO ESCRITO OU ARGUMENTO
            Antes de qualquer outra coisa, para dar início a criação de sua HQ , deve pensar no que gostaria de contar, pois é assim que nasce toda HQ. Você pode usar informações de um conto, acontecimento ou até mesmo uma piada. Bateu aquele momento de inspiração, mãos a obra, Passe para o papel a sua ideia dando início ao roteiro escrito ou argumento.
            Todo argumento é dividido em cinco partes:
 1)    APRESENTAÇÃO: Nesta etapa Você irá definir a apresentação dos seus personagens que integram a sua história.
 2)    CONFLITO: Aqui você irá descrever os desafios enfrentados pelos personagens centrais da sua HQ.
 3)    DESENVOLVIMENTO: aqui você mostrará como seus personagens tentam resolver os desafios descritos na etapa 2(CONFLITO)
 4)    CLÍMAX: aqui você mostrará o desafio  sendo resolvido.
 5)    DESFECHO: aqui você descreverá a comemoração do “final feliz”. Mas não necessariamente feliz, poderá ser dramático, refletivo,...

CRIAÇÃO DE PERSONAGENS
Na de criar cada personagem, tente fazer isso da forma mais completa possível. Por exemplo: pense na idade dele, nas roupas, nos cabelos, cor da pele, no comportamento (triste, alegre, bravo), no seu nome (claro), etc. Para saber mais sobre criação de personagens, click aqui e veja nosso tutorial sobre o processo de criação básica de personagens.

                                                          ROTEIRO
O processo de criação de um ROTEIRO de HQ condiz em fazer um rascunho de como será a composição das páginas da sua HQ. Nesta etapa deverá pensar no número de quadrinhos, nos personagens, na posição dos personagens na história e na localização dos balões. Obs.: Nesta etapa não é preciso fazer desenhos perfeitos, serão apenas rascunhos para que tenha uma ideia maior de como será a conclusão de cada página da sua HQ. Estes rascunhos serão passados a limpo, eu particularmente utilizo outra folha, mas você poderá fazer isso na mesma folha, só deverá ficar atento aos excessos de sujeiras na página que podem atrapalhar no resultado final da sua HQ.

                                               DESENHO
         Desenhos, finalmente! Pegue as folhas em branco e seus materiais de desenho e mãos a obra! Veja mais sobre quais materiais de desenho utilizar no nosso tutorial MATERIAIS DE DESENHO.  Se você usar folhas padrões com réguas nas margens. Fig.(Mostrar uma imagem de uma folha padrão de desenho de HQ com margens). Caso não tenha acesso a esta página, pegue uma folha em branco e a divida em linha e colunas. Este será o seu guia para desenhar seus quadrinhos. Fig.(Mostrar uma imagem de uma folha em branco divida em suas margens feitas com lápis). Tente também seguir padrões na execução dos quadrinhos nas páginas. Fig.(Mostrar uma imagem de exemplos de páginas com sequências padronizadas de quadrinhos). Bom agora é só se empenhar e dar o melhor de si para que consiga obter os melhores resultados possíveis na sua arte. Lembre-se de sempre praticar muito, procurar o máximo de referências possíveis e, sempre, sempre desenhar muito!      
                   BALÕES E ONOMATOPEIAS
BALÕES: Há muitas maneiras de se apresentar os balões da sua HQ. Veja exemplos na figura abaixo. 




ONOMATOPEIAS: São aquelas palavras que indicam som. Por exemplo, SPLASH, BAM... 

Boa sorte e espero um dia encontra nas bancas ou na internet uma HQ assinada com o seu nome. Boa sorte.

..............
HOW TO CREATE COMICS HQ
CÓMO CREAR HQ COMICS


0 comentários:

Postar um comentário

About us