segunda-feira, 15 de julho de 2013

Dora, a Aventureira (EUA: Dora the Explorer / pt: Dora, a Exploradora) é uma série de televisão animada criada por Chris Gifford, Valerie Walsh e Eric Weiner e produzida pelo estúdio da Nickelodeon Animation. Os primeiros episódios da série foram ao ar em 1999. O desenho tem caráter educativo e apresenta Dora, uma simpática menina e seu amigo Botas, um macaco de botas vermelhas e que fala. Juntos Dora e Botas vivem aventuras infinitas mundo com pequenos desafios e ajudando seus amigos e ensinando os telespectadores a falarem inglês. Inglês na nossa tradução. Em outras traduções de outros países, ensinam espanhol, francês entre outras.

Alguns profissionais ligados a necessidades educativas especiais recomendam esse desenho para crianças com autismo, devido aos apoios visuais durante toda a comunicação dos personagens com a criança espectadora.

No Brasil a série começou a ser exibido pela Nickelodeon (em canal fechado) no bloco Nick Jr.. Alguns anos depois ela começou a ser exibida pela RedeTV! (em canal aberto) no bloco TV Clubinho por um curto tempo em 2006 e desde 2010 é exibido pela TV Cultura (também em canal aberto) no bloco Quintal da Cultura. A série também foi vendida em DVD no Brasil. Vamos ao desenho dessa personagem tão simpática e educativa que é a Dora, a aventureira.







1º PASSO.
Vamos iniciar o nosso esboço desenhando um círculo grande para representar a cabeça da Dora e, em seguida, esboçar o restante do corpo com círculos e cilindros. Por exemplo: faça mais um círculo para seu abdome, e com pequenos cilindros, defina a posição dos braços e pernas. E faça pequenos círculos ovais para representar as mãos e os pés...



2º PASSO.
Nesta segunda etapa iremos desenhar a forma do rosto da Dora.  Para iniciar, desenhe a franja da Dora para separar sua face do seu cabelo. Em seguida, desenhe seus grandes olhos. Tomar cuidado para mantê-los alinhados e não deixá-los tortos. Também desenhe seu pequeno nariz e em seguida sua boca, no nosso caso, sorrindo.





Ao terminar o desenho do rosto, já poderá desenhar o cabelo da Dora. A Dora Aventureira tem o cabelo curto e arredondado. Poderá desenhar a parte superior do cabelo no formato da letra “M”, apenas um pouco deitado e mais aberto e em seguida adicione alguns fios de cabelos no topo e no meio dos cabelos. 




3º PASSO.
Vamos agora desenhar o seu corpo. Inicie desenhando o contorno da sua camisa:












Adicione as hastes da mochila: 














E adicione agora o contorno dos braços. Os braços da Dora Aventureira são grossos e e curtos. Para o desenho das mãos, faça uma palma gordinha como a de um bebê. E dedos curtos e sem detalhes. Para deixar o desenho com um tom mais infantil. Note que no seu braço direito ela usa uma pulseira de bolinhas e no centro forma uma flor de bolinhas.










4º PASSO.
 E para finalizar, vamos desenhar suas pernas. Comece desenhando seu short, que se inicia um pouco acima da cintura e se estende até meados dos joelhos. Em seguida desenhe suas pernas até onde se iniciará o desenho das meias e dos tênis.


6º PASSO.

Para finalizar o desenho da Dora, tudo que você tem a fazer agora é desenhar sua mochila e desenhar seus tênis. Desenhe uma meia com uma dobra e depois desenhe os detalhes dentro do tênis e os seus laços. Finalizado o desenho final, limpe o desenho apagando os riscos dos lápis feitos nas etapas anteriores.

E aqui chegamos ao fim de mais um post. Espero que tenham gostado desta lição sobre como desenhar Homer Simpson passo a passo e que possa vir contribuir em algo de positivo no desenvolvimento do seu aprendizado. Até o próximo post.

....
How to draw Dora the Explorer
Cómo dibujar Dora la Exploradora


0 comentários:

Postar um comentário