quinta-feira, 25 de julho de 2013

Um efeito bastante interessante e útil para desenhistas de manga, História em quadrinhos  HQ ou de animação, são as speed lines, ou linhas de velocidade. Speed line são aquelas linha que compõem o fundo de uma cena para dar uma idéia de maior movimentação do personagem e, portanto, dar uma maior definição de ação e movimento para o/os personagem/s presentes na cena. Vou mostrar no tutorial abaixo como criar speed lines ou linhas de velocidade para fundos de cenas em que deseje aumentar a ação da sua cena.

1º PASSO               
Abra o photoshop e crie um novo documento. Eu particularmente utilizo o photoshop CS5, mas você poderá utilizar qualquer outra versão que o efeito dará certo. Após abrir o photoshop, click em FILE, NEW e crie um novo documento em branco.


Quando abrir a janela de opções de criação do novo documento, escolha o tamanho do documento de acordo com a sua imagem que deseja adicionar as Time lines. Como podem ver, no meu caso usarei 1027 x 1600. Vale lembrar também que estou usando uma imagem preto e branco, e para as time lines aparecem preto e branco selecione a opção de tons de cinza ou GRAY SCALE  na janela  COLOR MODE . Se desejar inserir as time lines coloridas, selecione a alternativa RGB color.


2º PASSO           
Em seguida vá até a opção FILTER / NOISE / ADD NOISE.


Irá abrir a seguinte janela e já Irá alterar o seu documento como poderá ver na imagem abaixo. Na opção AMOUNT está a densidade da imagem, você poderá escolher entre outros valores e ver o q fica mais adequado para a sua cena ou imagem. Mas 100% é um bom número para a maioria das imagens. Em DISTRIBUTION selecione a opção GAUSSIAN. Feito isso, Clique em OK.


3º PASSO                  
Agora selecione a ferramenta de seleção, click com o botão direito sobre ela e escolha a opção de seleção única horizontal e dê um click em qualquer área do seu documento e ele selecionará uma linha automaticamente no seu documento.


Após isso vá em EDIT / TRANSFORM / SCALE para editar a seleção.


Em seguida, vá até a seleção e com a seta do mouse, arraste a aba superior da seleção para cima, e veja como fica o seu documento.


Agora, complete o seu efeito fazendo o mesmo para baixo.


4º PASSO                                    
Após concluir o efeito das time lines, vamos inserir as time lines na nossa cena. Eu escolhi uma imagem do superman para usar como exemplo. Este é um passo muito simples, basta selecionar o fundo da imagem e apagá-lo para que fique transparente. Em seguida, basta colar no documento da sua time line.





Mais um post concluído. Espero ter contribuído em algo de positivo para o desenvolvimento do seu aprendizado. Até o próximo post.

......
How to draw time lines on PHOTOSHOP
COMO FAZER LINHAS DE VELOCIDADE NO PHOTOSHOP



0 comentários:

Postar um comentário

About us