segunda-feira, 30 de setembro de 2013

        Para o pessoal que deseja criar jogos, assim como eu, deve ter encontrado um grande obstáculo pela frente na hora de criar suas sprites (SPRITES são as imagens que darão sequência a animação de cada movimento do seu personagem). Comecei desenhando no photoshop e concluindo a edição de cada Sprite no paint. Mas além de ser um processo um pouco complicado de mais e por ser muito demorado, acabei desistindo da ideia. No entanto minha esperança de criar meu personagem voltou a ter esperanças depois que descobri um programa de modelagem 3D chamado POSER, há várias versões do mesmo, mas receio que, no momento, sua versão mais atual seja o POSER PRO 2012.
              
        Originalmente é um programa para animação 3D. No entanto eu descobri que nele é possível diminuir e aumentar e diminuir o tamanho do personagem que esteja trabalhando na tela do programa e o mais importante: é possível salvar a imagem no tamanho que desejar e já definir a cor do fundo da sprite. Ou seja, você posiciona o personagem, escolhe o tamanho da Sprite, define a cor do fundo e é só salvar, não precisará fazer nenhuma edição manual em qualquer outro programa de edição de imagens, a não ser algum retoque que desejar. Estou com um vídeo em processo de produção no momento, nos próximos dias, estarei postando para esclarecer um pouco mais as suas dúvidas.

Veja como é simples:
      
  Após determinar a posição desejada do seu personagem, vá em file > export > image > adicione um nome e um modelo para a imagem. Geralmente trabalho com image.BPM.

                     Em seguida, basta redimensionar as bordas do fundo da imagem, e ajustar as bordas ao tamanho do personagem da sua Sprite, pode utilizar o programa paint do windows.      
  
 

   Veja abaixo um teste  plataforma mugem de como ficou uma Sprite que realizei inteiramente no poser sem fazem nenhum desenho:




                Vale lembrar também que irá precisar de um modelo do seu personagem modelado em 3D. Como não entendo nada de modelagem 3D, contratei um modelador. Muito cuidado na hora de contratar um modelador, pechinche muito! Pois encontrei modeladores que cobraram 1.000,00 até 3.600,00 R$ para realizar a modelagem 3D do meu personagem. No entanto, para que não percam as esperanças, encontrei um modelador que cobrou apenas 300,00 R$. Claro que o contratei. Mas se entender de modelagem 3D este trabalho ficará bem mais em conta, um dia ainda vou dominar esta arte.

   Até o próximo post pessoal....

.....
HOW TO CREATE SPRITES FOR GAMES
CÓMO CREAR JUEGO SPRITES


0 comentários:

Postar um comentário

About us