sábado, 5 de outubro de 2013

Independente de que estilo artístico ao qual você se dedique, é imprescindível conhecer os materiais que melhor o auxilie para atingir um melhor resultado do seu trabalho. Segue abaixo algumas dicas e informações sobre material de desenho.




1-   LÁPIS/LAPISEIRA

O lápis é uma ferramenta indispensável para os desenhistas (com exceção, as vezes, de Osamu Tezuka que já desenhava suas páginas de manga diretamente com nanquim. Não sei como ele conseguia esta façanha, mas... Não é atoa que recebeu o título de PAI DOS MANGAS MODERNOS). Mas vamos esclarecer alguns detalhes sobre o uso do lápis.

·        IMPORTANTE: usar sempre o lápis bem apontado e evitar sempre qualquer tipo de impacto no lápis. Ex. quedas ou pancadas.

A seguir estão descritas as granulações do lápis:
...4H – 3H – 2H – H – HB – B – 2B – 3B – 4B – 5B – 6B... 

Lápis linha H e B

Lapiseira (03, 05, 07,...)


2-   BORRACHA
Prefira sempre borrachas macias, brancas e a mantenha sempre limpa para que a mesma não venha a manchar o papel. A borracha é extremamente importante para correção de esboços, para limpeza e para apagar alguns traços que estejam em excesso. No entanto, a borracha pode ser bem mais útil do que apenas um objeto para apagar erros. Por exemplo, utilizando uma caneta borracha, poderá criar belos efeitos de brilho em meio a preto do lápis.
Borracha Branca

Caneta borracha

3-   PAPEL
Para início e estudos, poderá utilizar do bom e velho papel sulfite 75 gramas, pois o mesmo já proporciona um bom desempenho. No entanto, é necessário um certo cuidado para não amassá-lo. Para desenhos de ilustrações ou páginas de HQ ou manga, o mais sugerido é um papel, marca a sua escolha, de 180 gramas. Existem também os papéis pré-gabaritados. Este modelo de papel, já vem com o modelo do formato de como se deve desenhar uma página de HQ ou MANGA, impresso em azul.
Papel pre gabaritado em azul

4-   CANETAS NANQUINS
Há dois tipos de canetas nanquim: as recarregáveis e as descartáveis. Eu sugiro que utilizem as canetas descartáveis, pois as mesmas possuem pontas de feltro e, e por isso mais macias. Permite também ao desenhista um conforto maior para traçar linhas uniformemente. E apesar de terem uma vida finita, duram bastante e quase nunca entopem suas pontas. Já a recarregáveis, exigem uma manutenção mais cuidadosa e na minha opinião bem mais prática do desenhista para dominá-la. Ah desenhista que dizem que as recarregáveis, possuem uma maior precisão. Eu não consegui essa façanha. Cabe a você decidir qual a melhor se adapta ao seu estilo de desenhar.
Canetas nanquim (recarregável e descartável)

5-   PENAS
Os bicos de penas, ou penas, são pequenas pontas metálicas utilizadas para realizar arte final, principalmente contornos, em desenhos utilizando tinta nanquim. Existem três tipos de penas: as duras, indicadas para a produção de traços uniformes; as médias indicadas para traços finos e semi-grossos e as macias, indicada para traços finos e grossos.
Pena



Tá mais um post. Até o próximo post.
MATERIALES DE DISEÑO
MATERIALS DESIGN



1 comentários: