terça-feira, 26 de novembro de 2013

Uma dificuldade freqüente entre os desenhistas de História em Quadrinhos (HQ), manga, ou ilustradores é determinar a posição anatômica do personagem ou personagens a serem desenhados. Em muitas ocasiões, você se pega pensando: vou desenhar uma ilustração do Wolverine. Pega lápis, papel, mas na hora de esboçar os rascunhos vem a dificuldade: não consegue esboçar a cena como havia imaginado. Já tive bastante e ainda tenho muitas dificuldades neste assunto. Para isso tive que recorrer algumas técnicas e referências. Inicialmente tentei utilizar o Boneco Articulado (imagem abaixo). Mas não tive muito sucesso com esta ferramenta. Além de ser muito trabalhosa, pois você precisa manusear o boneco na pose desejada, fotografar o boneco desejado e depois ver se as fotos tiradas realmente ficaram de acordo com o que esperava. Além desta dificuldade, o boneco não tem divisões musculares, e cabe a você definir a musculatura do seu personagem.


Ok. Estamos tentando facilitar nossa vida de desenhista um tanto difícil.
Então procurando aprender mais sobre este assunto, encontrei um programa chamado Poser. Eu utilizo o Poser 8.0. É um programa de modelagem e animação 3D. No entanto eu o utilizo para usar modelos 3D como referências para minhas ilustrações e cenas de manga ou HQ. Veja nas imagens abaixo como é simples. Nele você pode pegar um modelo masculino ou feminino, vários tipos de animais e insetos e alguns modelos mecânicos como aviões, carros, motos, entre outros.

Todos os modelos já vêm com o rigging, o que permite você manusear seus modelos apenas girando determinada parte do corpo do modelo escolhido. Vá manuseando o personagem até chegar a sua pose desejada.



Além disso, tem um recurso muito importante que é o manuseio da câmera. Você pode determinar o ângulo que desejar da cena que desejar desenhar. Por exemplo: as duas imagens abaixo, são mesmo personagem na mesma pose. Mas vistas em ângulos diferentes ao girar a câmera. 


Tá ai mais uma dica. Espero que tenha sido útil no seu processo de aprendizado. Até o próximo post...


1 comentários:

  1. Uou, valeu mesmo era exatamente isso que eu estava procurando. Estou começando a desenhar agora e sempre me pego desenhando os personagens naqueles "ângulos bisonhos" e apesar do desenho ficar bonito deixa aquela sensação de que "tem algo errado aqui". Obrigado!!

    ResponderExcluir