quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Tatu-bola é o mascote da Copa do Mundo FIFA de 2014, a ser realizada no Brasil. Ele representa uma espécie nativa do país de tatu-bola, conhecida como tatu-bola da caatinga, que encontra-se em estado de espécie ameaçada de extinção.
O mascote foi divulgado pela primeira vez em março de 2012, pela revista Veja, e seu nome foi decidido em uma votação do programa Fantástico, da Rede Globo de Televisão que teve seu resultado divulgado em 25 de novembro de 2012. O nome Fuleco, junção de Futebol e Ecologia, foi escolhido em meio às opções "Amijubi" (Amizade e Júbilo) e "Zuzeco" (Azul e Ecologia), em uma votação de quase 1,7 milhões de fãs do esporte. A sua data de nascimento foi escolhida para coincidir com o ano novo. E cá entre nós, ambos os nomes não tem nenhuma criatividade.
         O diretor de marketing da Federação Internacional de Futebol (FIFA), Thierry Weil, comentou sobre Fuleco: "Não apenas ele é conhecido e reconhecido pela grande maioria dos brasileiros, mas também parece ter construído um relacionamento com os fãs de futebol e tornou-se uma figura popular, ganhando assim um apelido carinhoso de "tatu-bola". Ele está rapidamente se tornando o mais bem sucedido mascote da Copa do Mundo FIFA de todos os tempos".
           As palavras de Thierry Weil são só uma jogada de marketing para tentar fazer com que o público brasileiro aceite o mascote. A verdade sobre o apelido de Tatu-Bola é que o próprio nome do mascote da Copa do Mundo, Fuleco, é muito repulsivo e o povo prefere chamá-lo de tatu-bola a chamá-lo de Fuleco.
          Abrindo o a etapa de tutoriais de 2014, nada melhor do que iniciarmos com o mascote da copa do mundo de futebol 2014 que será realizado no Brasil. Então neste post vamos aprender como desenhar  o Fuleco.

1º PASSO
Vamos iniciar nosso desenho definindo a posição anatômica e a pose do personagem. Vamos desenhá-lo na sua pose mais popular. Faça um círculo para representar a cabeça, cilindros circulares para marcar as orelhas, e já poderá marcar a divisão do casco na cabeça, a posição dos olhos e marcar a ponta do nariz. Em seguida marque com um quadrado para representar o seu peito e sua barriga, marque os ombros com pequenos círculos. Para os braços utilize cilindros para representá-los. Note que o braço direito do Fuleco está em posição anatômica de perspectiva então comece o cilindro do braço com a parte fina do ombro e vá aumentando a sua abertura em direção a mão (estilo triângulo) e desenhe um círculo bem maior para a mão do que o q foi feito para representar o ombro.





2º PASSO
Neste segundo passo vamos dar início ao acabamento do contorno. Faça todo o contorno externo da cabeça seguindo as curvas da face do tatu. Contorne as orelhas e sobrancelhas e marque a divisória do casco e do nariz.









 


Agora vamos completar o desenho da cabeça. Complete o desenho casco com pentágonos e hexágonos, simulando a interface de uma bola de futebol. Depois desenhe seus olhos com um grande círculo e com uma esfera menor e uma pupila preta com uma abertura para representar o brilho do olho.











3º PASSO
 Agora desenhe uma camiseta casual para representar o seu dorso. O braço esquerdo desenhe-o dobrado e com sua “mão” apoiada em cima da cintura. Para desenhar o braço direito, usaremos um pouco da visão frontal de perspectiva. Desenhe a parte do braço junta ao ombro menor que a parte junta a mão. Desenhe sua “mão” em um tamanho bem maior do que o normal, para dar um efeito de maior proximidade da câmera na mão.











Agora desenhe o short do personagem. Iniciando na cintura e indo até próximo ao joelho. Em seguida desenhe o “casco” nas costas do Fuleco e desenhe sua pequena cauda com mais ou menos três divisórias.











4º PASSO
E para concluirmos o nosso trabalho, vamos desenhar suas pernas. Desenhe-as meio que arredondadas. Não a desenhe “retinha”, pois precisamos dar um efeito tridimensional no desenho. Sendo assim, desenhe as coxas finas e vá alargando a sua espessura em direção as canelas. E desenhe o “pé” ou pata bem maior que o normal. Assim conseguiremos o efeito desejado.











Com o desenho concluído, você poderá adicionar alguns detalhes de sua escolha. Como por exemplo, “desenhar” Brasil 2014 na camiseta do fuleco (imagem a baixo) desenhar uma bola de futebol na sua “mão”, ou uma taça ou qualquer ou desenho da sua escolha.


How to draw Fuleco
Cómo dibujar Fuleco                             


4 comentários:

  1. Muito bom,vou seguir passo a passo para incluir no meu trabalho de Artes, e usando para a decoração da quadra do Instituto Nossa Senhora Auxiliadora (INSA) em Cametá - Pará...Muito obrigada pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ludimila Marçal, boa noite. Fico feliz que tenha gostado do nosso post. Boa sorte no desenvolver da sua arte e qualquer dúvida ou informação que desejar, basta nos informar que faremos um post exclusivamente para atender o sua necessidade. Muito obrigado e sucesso...

      Excluir
  2. ameiiiiiiii na minha escola ten um mconsurso quem desenhar melhor ele ganha ! e isso me ajudou mt !!!! parabems !

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Beatriz Andre de Lima, fico feliz em saber que o nosso post lhe ajudou. Muito obrigado pela visita e boa sorte no concurso.

      Excluir

About us