quarta-feira, 5 de março de 2014

Gladiador era um lutador escravo treinado na Roma Antiga. O nome "Gladiador" provém da espada curta usada por este lutador, o gladius (gládio). Eles se enfrentavam para entreter o público, e o duelo só terminava quando um deles morria, ficava desarmado ou ferido sem poder combater. Nesse momento do combate é que era determinado por quem presidia aos jogos, se o derrotado morria ou não, frequentemente influenciado pela reação dos espectadores do duelo. Alguns dizem que bastava apenas levantar o polegar para salvar o lutador, outros dizem que era a mão fechada que deveria ser erguida. Entretanto alguns estudos relatam que nem sempre o objetivo era a morte de um dos gladiadores, haja vista, que isso geraria ônus para o estado romano. Argumenta-se que o principal objetivo era o entretenimento da plateia. Faziam parte da política do "pão e circo" (panis et circencis).
Neste post vamos aprender a desenhar um Gladiador. Não é um desenho difícil mais vai requer um pouco mais de dedicação para aprendermos a desenhar com perfeição todos os detalhes das suas armaduras, armas, poses de luta, entre outras coisas. Escolhi um desenho um tanto dinâmico e com muitos detalhes para este tutorial. Então vamos ao passo a passo:




1º PASSO
Como de costume, vamos iniciar nosso desenho fazendo um esboço do nosso personagem. Este esboço é muito importante, pois assim saberemos o tamanho do nosso desenho e teremos uma boa noção de como ficará nosso desenho na pose final quando terminado. Então esboce um círculo para a cabeça, marque a parte do peitoral e da barriga e usando círculos e cilindros, marque a pose dos braços e das pernas. Marque também uma espada em sua mão direita. Nesta etapa do desenho não precisa se preocupar com detalhes.






2º PASSO
 Aqui vamos detalhar o desenho da cabeça. Este gladiador tem toda a sua face coberta por uma máscara e um capacete. Desenhe a máscara com as divisões da face humana, como a marcação dos olhos, do nariz e da boca. O capacete desenhe-o arredondado e com uma aba sobre a testa do personagem. Do lado do rosto desenhe uma proteção imitando uma espécie de tecido. E termine o desenho da cabeça adicionando um detalhe de uma ponta na parte superior do capacete.




3º PASSO
Agora vamos desenhar os membros superiores. Comece definindo o desenho dos ombros, seguida defina o traço final do braço direito e por fim, desenhe o peitoral e a barriga. Acrescente os músculos no seu busto, adicione os detalhes da armadura. No nosso caso, uma ombreira e o braço sobre coberto por uma espécie de tecido para a sua proteção. Desenhe também as cintas que prendem as partes da armadura ao cormo e as cintas que amarram a proteção do braço.








Agora desenhe o braço esquerdo seguindo a mesma linha de execução do desenho do braço direito. Porém neste caso, desenhe o com a mão aberta. E para concluir o desenho dos membros superiores, acrescente alguns detalhes, como por exemplo, pintar de preto algumas cintas, isso dará um destaque maior a nossa ilustração.


 
4º PASSO
Aqui vamos desenhar a parte da armadura correspondente a proteção da cintura.  Essa parte da armadura é um pouco complicada de explicar, por isso preste bastante atenção nos detalhes da imagem. Mas vamos lá. Sugiro desenhar a espada primeiro, veja mais em:
Agora comece a desenhar a armadura. Comece desenhando a cinta na divisão da cintura, em seguida acrescente algumas barras de proteção e em seguida desenhe o tecido em volta da cintura e das coxas. É importante observar que as divisões do tecido seguem os movimentos das pernas e variam de pose para pose.




5º PASSO
Agora vamos concluir o desenho das pernas. Desenhe as coxas livres entre a proteção da cintura e a proteção do joelho. Para a proteção do joelho desenhe um circulo de metal com alguns detalhes circulares internos, desenhe também as cintas que prendem a proteção em volta da perna. Do joelho ao pé desenhe uma proteção metálica para a canela e sobre o restante da perna desenhe coberta por uma espécie de tecido presa com cintas. Para desenhar o pé, não o desenhe completamente coberto. Desenhe uma espécie de chinelo preso ao pé com alças de couro.  




E para concluir o nosso desenho, basta completar o desenho da perna esquerda seguindo os mesmos passos da perna direita.



È isso aí pessoal, chegamos ao fim de mais um tutorial. Espero ter lhe acrescentado algo de positivo no seu estudo artístico. Continue estudando, pesquisando e praticando muito a sua arte. Até o próximo post...

Cómo dibujar un gladiador
How to draw gladiator 


0 comentários:

Postar um comentário