segunda-feira, 7 de abril de 2014

 Um cartão de visita é, em seu sentido genérico, um pequeno cartão contendo os dados de contato de pessoas ou corporações. As informações inseridas em um cartão de visita geralmente são o nome, cargo ou função, endereço, número de telefone e e-mail, mas nada impede que informações sejam acrescidas ou omitidas. Os cartões de visita mais recentes também levam endereços de redes sociais, como facebook e twitter, por exemplo. A customização online deste tipo de produto será a grande inovação deste segmento até o ano de 2020. Porém a maior revolução na área de cartões e gráfica será a utilização de impressos codificados; códigos QR (quick response) que farão a conexão via celular, smartfone ou tablet, através da leitura ótica do código reproduzido no cartão de visita. Pode ser confeccionado em diversos materiais e possuir diversas dimensões, mas, geralmente, é feito em Papel Couché no formato 9 x 5 Cm.




Neste post vamos aprender algumas dicas sobre uma da muitas maneiras de fazer um cartão de visita. O cartão de visita é algo muito importante para qualquer pessoa, e para nós desenhistas é algo indispensável.  Muita gente precisa de um cartão de visitas e muitas vezes precisa pagar caro pela impressão e pela elaboração da arte. Vou dar aqui algumas dicas sobre como você mesmo pode elabora seu próprio cartão de visitas do seu jeito e de uma maneira bem simples usando apenas o photoshop.
1º PASSO
Ao abrir o photoshop, crie um novo documento em File => New. Na janela que se abrir, configure-a da seguinte forma: Width: 9 cm => Height 5 Cm e em Resolution: 300. As medidas de 9 x 5 Cm é o tamanho padrão dos cartões de visitas e 300 dpi de resolução é o melhor padrão para impressão.


2º PASSO
Eu vou usar como modelo para este tutorial, um cartão de visita de uma balada, é apenas um exemplo, só para ilustra uma maneira de se fazer um cartão de visitas. Em seguida, vamos preencher o fundo de preto do arquivo criado.  Em seguida, selecione a ferramenta de seleção retangular


Selecione uma área retangular mais ou menos no centro do cartão.


Preencha esta seleção com a sua cor escolhida, no nosso caso, vamos preenchê-la com uma cor no tom de lilás.


 Agora vou colar uma imagem que escolhi na internet. Como decidi fazer um cartão de visita sobre baladas, vou colar a imagem de um globo de luz.


Feito isso, aplique alguns efeitos na área lilás, ou na sua cor escolhida. Clique duas vezes na camada da onde pretende aplicar o efeito. Abrirá uma nova janela. Nesta janela, selecione Inner Shadow e, em seguida, edite os valores nas categorias Distance, Choke e size. Estes valores são relativos. Edite os mesmos até que o efeito esteja de acordo com o esperado e esteja bom para você. Feito isso, clique em Ok.


3º PASSO
Neste terceiro passo vamos adicionar as informações pessoais no nosso cartão de visita. Por exemplo, vou iniciar inserindo o nome da nossa empresa (exemplo do cartão). Vou colocar Ranima Baladas. No seu caso, escolha o tipo de fonte e a melhor cor que achar que se aplica melhor ao seu modelo de cartão. Selecione a ferramenta texto e digite seu nome ou nome da sua empresa na parte superior do cartão.


Em seguida, vamos editar este texto. Dê dois cliques sobre a camada de texto. Após abrir a janela de edição da camada, selecione Inner Shadow e, em seguida, edite os valores nas categorias Distance, Choke e size. Mais uma vez digo que este efeito deve ser aplicado de acordo com a necessidade e gosto de cada um e de cada caso de cartão.


No centro do cartão, digite o seu nome e abaixo a sua função ou serviços oferecidos. Aqui é bom não exagerar muito nas cores, faça algo elegante, mas simples também.  Poderá dar o mesmo efeito nos textos que foram aplicados nos passos anteriores. No caso do nosso exemplo, postei meu nome como “Dj Ranima” e na função “O melhor DJ da região”


E para finalizarmos o nosso cartão, vamos adicionar os dados de contato. Aqui também é importante não ficar enfeitando muito. Adicione o máximo de contatos possíveis como pelo menos duas operadoras de telefone, e-mail e será bom que tenha um site, blog ou página social para apresentar o seu trabalho ou serviço ao seu cliente potencial.  Veja abaixo o resultado final do nosso cartão.


Lembrando que essa é apenas uma dica sobre como fazer um cartão de visitas. Há várias outras formas de se fazer ou editar um belo cartão de visitas. Espero que consiga realizar uma boa arte e que eu tenha lhe ajudado de alguma forma. Até o próximo post...

Como fazer seu próprio cartão de visitas fácil
How to make a business card using photoshop
Cómo hacer una tarjeta de visita usando o photoshop


0 comentários:

Postar um comentário

About us