quarta-feira, 23 de abril de 2014

O esboço inicial de um desenho é muito importante para qualquer desenho que você esteja desenhando. Seja se você está desenhando uma história em quadrinhos, ou desenhando manga, desenhando anime, desenhando cartoons ou desenhando ilustrações, deve-se sempre fazer um estudo inicial de como vai ficar o desenho na página ou quadro de HQ ou manga. Às vezes achamos que isso não é importante, mas é! Você já começou a fazer um desenho e este ficou muito grande e não coube na folha ou no quadro que desejava desenhar? Ficou muito grande o desenho para pouco espaço? Ou ficou muito pequeno, ou queria ele mais centralizado ou mais para a esquerda ou direita? Provavelmente se isso aconteceu é porque você pulou a fase do esboço e do planejamento dado desenho início de quando começou a desenhar. Vamos ver algumas dicas que podem lhe ajudar na hora de iniciar um desenho.


1º PASSO
Como é um exercício de prática, sugiro que pegue algumas folhas de papel sulfite e tente fazer alguns esboços livres e sem muitos detalhes como mostrarei nas imagens a seguir, é apenas para treinar seu traço e esboço. Ou seja, esta parte é apenas para se ter ideias de como proporcionar e de como posicionar uma figura em ação no desenho que você vai desenvolver.  Veja mais em:

Seja uma ilustração ou uma cena de manga ou comix, o trabalho que vai desenvolver, tanto faz, o importante é você imaginar a cena e tentar reproduzir sua imaginação no esboço. O esboço é importante porque nem sempre conseguimos logo de cara a reprodução exata do que imaginamos, às vezes temos de mais esboços, uma, duas, três ou até mais vezes. Sem contar que se você estiver desenhando para algum cliente ou editora, você terá de esboçar quantas vezes forem preciso até chegar à ideia idealizada por seu cliente. Chegando ao esboço desejado, é meio caminho andado para ter uma ótima conclusão do seu desenho e mais uma bela arte para assinar.
Então comece esboçando a sua idéia. Isso pode ser só riscos mesmo, ou você pode usar formas geométricas ou simplesmente os famosos bonecos palitos. É.., para quem diz que só sabe desenhar bonecos palitos, ta ótimo, pois esta é uma boa forma de dar início ao esboço de um desenho. 


Veja os seguintes exemplos:
1 - Nesta imagem, veja como o desenho foi iniciado. Apenas desenhando com palito e um círculo para a cabeça. O importante em desenhar com palitos é apenas marcar as juntas e a pose que deseja desenhar o seu personagem. 2 - O passo seguinte foi usado apenas formas geométricas simples como círculos, cilindros e alguns triângulos simples. Mas veja como o resultado já se aproximou de um corpo humano. 3 – Após realizar o esboço da segunda imagem fica muito fácil desenvolver o traço final do personagem. Ai é só você adicionar as características físicas do seu personagem. Após definir a musculatura, poderá adicionar o desenho das roupas, desenhara armaduras, adicionar armas, entre outras coisas.


Veja aqui também como é fácil definir pose dos personagens utilizando apenas as formas geométricas.



Aqui o desenho da mulher gato foi imaginado e rabiscado um rascunho da sua pose usando apenas figuras geométricas.




















E em seguida foi adicionado o traço final da personagem.




















E finalmente vem o resultado final. Perceba que o mesmo movimento que ela estava desenvolvendo no rascunho com as figuras geométricas.


Veja aqui outro exemplo. Neste caso no desenho do Wolverine. Veja como foi realizado o esboço: foi desenhado um círculo para representar a cabeça, um cilindro para o pescoço, esboçado o peitoral com formas cilíndricas e circulares.  Marcada a posição dos ombros com círculos, e completou o desenho dos braços e pernas marcando as juntas com pequenos círculos e suas extensões com cilindros.










Em seguida foi traçado todo o contorno externo do personagem, dando assim uma visão total traço final do personagem.















Feito isso passamos a finalizar o desenho. Aqui é repassar os traços físicos do personagem para o desenho. Use sempre uma referência, vai lhe ajudar muito.








E para finalizar este artigo, vai uma dica para aqueles que dizem saber apenas desenhar bonecos palitos. Olha o resultado que você pode alcançar com apenas um desenho palito.  Veja na imagem abaixo como foi iniciado o desenho do Hulk, apenas com palitos e alguns círculos.








Em seguida foi adicionada apenas uma ideia da musculatura na mesma posição do personagem na pose desenhada com “palitos”.


E depois foi adicionado o traço final com luz, sombras e hachuras. Dando um acabamento bem legal ao personagem. E tudo começou com os rabiscos de alguns bonecos palitos.











Dando uma resumida: Vamos supor que você queira reproduzir um desenho de um personagem que achou legal na internet e quer fazer aquele desenho.  Vamos usar como exemplo esta ilustração do SuperBoy.




Para iniciar este desenho ou o desenhar qualquer outro personagem, uma forma bem simples de se iniciar o esboço é usar círculos e cilindros. Veja como você pode iniciar qualquer desenho facilmente:
Faça um círculo para a cabeça, desenhe algumas linhas diretrizes para demarcar a localização dos olhos, nariz, boca e orelhas. Para o esboço do corpo, marque a localização dos ombros, do peitoral e da barriga. Em seguida desenhe a pose dos braços usando círculos para marcar juntas e cilindros para demarcar as extensões dos braços. Desenhe a parte referente à cueca e para o desenho das pernas, use pequenos círculos para as juntas e cilindros para as extensões e finalize o desenho esboçando o modelo dos pés.

Com este modelo de esboço inicial você consegue esboçar o traço inicial de qualquer pose de qualquer personagem. Agora é só praticar, pesquisar mais, estudar o máximo que puder e sempre procurar aperfeiçoar o seu traço. Até o próximo post...

Como desenhar esboços
HOW TO START A DRAWING
Cómo iniciar un dibujo


0 comentários:

Postar um comentário