quinta-feira, 3 de abril de 2014

Olá pessoal, hoje trago um post diferente do que costumo trazer, neste post não vou ensinar como desenhar personagens, ou como desenhar cenários, ou como desenhar manga, ou como desenhar quadrinhos, ou como desenhar anime, ou como desenhar retratos, ou qualquer outra técnica de desenho. Venho apenas comunicar um problema que enfrento a algum tempo, e que se você pretende também vender seus desenhos online também irão enfrentar. O problema é simples: ofereço meus serviços online, meu estúdio é no interior de São Paulo, recebi um pedido de um cliente de Recife-PE, mas e ai, como faço para lhe entregar o desenho que ele me solicitou, se ele mora em outra cidade de um outro estado?
    ?????????????????????????????????????????????????????????

Simples, vou enviar pelos Correios, Os Correios vão me ajudar e resolver este problema para mim. Afinal, Os Correios é uma empresa que possui uma história de mais de 350 anos de tradição, estão presentes em todos os municípios Brasileiros, é um serviço público muito bem avaliado pela população, com entregas super rápidas, a movimentação da minha postagem é facilmente rastreável, além de possuir funcionários super felizes e ainda mais satisfeitos com seus serviços e salários, afinal são concursados.  Bom, pelo menos era assim que eu pensava quando via aquelas propagandas bonitinhas que passam na TV para enganar a nós, seus clientes, a população em geral, afinal de contas, quem nunca utilizou pelo menos uma vez os serviços dos correios? Por que na verdade, na realidade dos Correios, não é nada disso.
            Teoricamente, a empresa de Correios e telégrafos foi criada exclusivamente para prestar serviços de postagem a população. Mas há muito tempo que eles vêem diversificando seus serviços. Como por exemplo, oferecem serviços postais como Banco Postal, pagamento de contas através de boletos bancários, comércio eletrônico e por incrível que pareça até mesmo RECARGA DE CELULAR (sem palavras para descrever esse absurdo), inscrição de CPF, entre outras. Aliás, se pretende fazer alguma inscrição de CPF, pode fazer em casa, on-line e DE GRAÇA, sem precisar enfrentar filas e pagar taxas abusivas para os Correios no site  https://www.receita.fazenda.gov.br/Aplicacoes/SSL/ATCTA/CPF/InscricaoPublica/inscricao.asp


Daqui a pouco os Correios viram Supermercados, vão vender biscoitos, carne, cuecas, sex shop, ou o caramba a quatro. Eles mal conseguem fornecer os serviços postais e querem diversificar suas atuações? Assim não dá! É obvio que isso só vai sobrecarregar AINDA seus funcionários e em consequência disso temos agências superlotadas, filas enormes e atrasos no envio de nossas postagens pela demora no atendimento. E pra piorar, os equipamentos usados pelos funcionários dos Correios são péssimos, a maioria das agências, (para não falar todas) não aceitam pagamentos com cartão, algo que até camelô aceita. E boa parte das pouquíssimas que aceitam, passam somente cartão do Banco do Brasil. Outro fato super absurdo, e inaceitável!
            Enfim, Os Correios prestam serviços de bancos, seguradoras, operadoras de telefonia móvel, comércio eletrônico, mas o serviço de postagens que deveriam ser sua maior prioridade, na verdade é um lixo, um serviço incompetente, desrespeitoso para com a população e extremamente caro.
            Pô, mas Os Correios não tem concorrência, porque nunca outra empresa  pensou em concorrer com Os Correios? Simples. Os Correios possuem monopólio de entregas de cartas em todo o território nacional, ou seja, NÃO PODE HAVER CONCORRÊNCIA PARA OS CORREIOS. Pode haver concorrência apenas no envio das encomendas, como é o caso do Pac(meio de postagem econômica, caro e extremamente lento e ruim) ou SEDEX(serviço expresso e muuuuuito caro). Mas tem um detalhe, Os Correios não pagam nada de imposto sobre os serviços que prestam, enquanto outra empresa se quiser atuar na área, terá de pagar absurdos de impostos, não é a toa que o lixo de um Pac ou SEDEX acaba saindo mais barato do que a concorrência. Assim é fácil, não é? Que tal retirar os impostos das empresas que pretendem prestar os mesmo serviços e cobertura que Os Correios? Com certeza através desta competição, a população ganharia, pois teria um serviço melhor, mais rápido e, consequentemente, mais barato e eficaz.
            E o que acontece quando sua encomenda foi perdida ou extraviada pelos Correios? Perdeu Play Boy! O máximo que você vai conseguir é receber uma proporção de 30% referente ao valor do frete que pagou no ato da postagem. E quanto ao produto que foi perdido? Já era, goodby, Sayōnara, au revoir baguio. Quem mandou você não pagar aquele seguro abusivo que eles tentaram te empurrar na hora da postagem?  Os Correios são mestres em criar dificuldades para tentar vender facilidades. E como se não bastasse isso, Os Correios são uma das empresas com mais reclamações no site ReclameAqui, e possui centenas reclamações no PROCON, e pra piorar ainda mais a situação, Os Correios serviram de estopin para o acontecimento de um dos episódios mais vergonhosos da política brasileira: o mensalão.
E para terminar, falarei do meu problema como artista, aliás, dos meus problemas, pois não foi um fato isolado. Fiz um desenho para um cliente de outro estado, o mesmo me pagou certinho e eu enviei seu produto pelos Correios. Mas o produto não chegou ao meu cliente. Tente contato com os correios e nada. Nem uma notícia. Sequer recebi um valor proporcional pelo valor pago no frete. Até me solicitaram meus dados bancários para fazerem o depósito do ressarcimento, mas passaram uma semana e nada. Das vezes anteriores, foi à mesma coisa, nunca recebi um centavo de volta pelas vezes que sumiram com minhas postagens. E o meu cliente, como fica? Ele pagou por um produto, ele tem que receber este produto em perfeitas condições. Mas isso não aconteceu. A ranimaArt preza pela satisfação de nossos clientes como um valor. O que fazemos então? Ou fazemos outro desenho e reenviamos, ou devolvemos o valor pago pelo mesmo no produto “adquirido”. Isso é um ato de bom senso e toda pessoa ou empresa que se preza, de bom senso e tem respeito por seus clientes deveriam fazer. Mas isso não é o caso dos Correios. E isso acaba sendo mais um obstáculo para quem quer ser desenhista, nós só nos damos mal. Rsrs,,,

Bom pessoal, este post foi mais um desabafo, mas espero que tenha tirado alguma informação útil do mesmo. Se inscrevam no site, comentem. Até o próximo post...

                                                                       Baseado em informações no site
                                                                                   Canal do Otário


0 comentários:

Postar um comentário

About us