sábado, 5 de abril de 2014

Você já tentou fazer algum desenho e não gostou do resultado? Viu algum artista realizar um desenho incrível e tentou fazer algo parecido e não conseguiu? Tenta mais alguma vez e não consegue, finalmente você desiste, fala que não tem o dom, não tem talento, não tem computadores incríveis para fazer bons trabalhos digitais, não tem habilidade ou talento para desenhar. Mas será que você precisa disso tudo para poder desenhar bem? NÂO!!!


Eu não tenho talento.
Se você já disse “Eu gostaria de ter o seu talento para desenhar” ou ”Queria ter o seu dom para desenhar bem assim”. Bem, posso garantir para você que desenhar bem ou não muito bem, não tem nada a ver com talento ou dom. As habilidades para desenhar, são adquiridas, conquistadas com o esforço, dedicação e persistência de cada um.

Mas o que é talento então?
Você tem que chegar a algum local exatamente na hora X, você ta a pé, tem uma bicicleta a sua disposição, você tem habilidade para conduzir uma bicicleta, o que você faz? Vai a pé ou usa a bicicleta? Com certeza se usar a bicicleta, poderá chegar mais rápido ao seu objetivo, mas se for a pé, irá alcançar também seu objetivo. Entende o que estou querendo dizer? Veja a bicicleta como o talento que algumas pessoas têm e outras têm que ir a pé, por que não tem a bicicleta ou dom. Ambas podem chegar ao seu objetivo, mas quem não tem bicicleta (talento) poderá demorar um pouco mais a alcançar o seu objetivo do que aquela pessoa que tem a bicicleta, mas se ela tiver determinação e força de vontade, ela também alcançará o objetivo final. E tenha certeza que a vitória será ainda mais comemorada, pois nós autodidatas e sem bicicleta (talento), temos que nos esforçar mais, estudar mais, pesquisar mais, e a cada nova coisa que aprendemos ou que vemos dar certo, é uma alegria sem tamanho que não tem preço.

“O trabalho duro bate o talento quando o talento não trabalha duro"-.                                                                                                         .              Tim Notke

Mas agora é tarde demais, eu deveria ter começado quando eu era criança.

Bom, dizem que, para que você consiga aperfeiçoar uma habilidade, você vai precisar de 07 anos de prática, para se tornar um expert, 10 anos de dedicação a qualquer que seja sua área. Provavelmente, qualquer um bom artista que atua no mercado, já possui este tempo de dedicação.  Você pode não ser mais uma criança, mas garanto que ainda tem muito tempo para aproveitar e que pode se dedicar muito ao seu desempenho e desenvolvimento das suas habilidades. Hoje você tem muitas oportunidades que não tinha quando criança, por exemplo, tem uma mente mais desenvolvida, está mais esperto e tem a internet aí pra te ajudar em quase todas as etapas do seu aprendizado, basta pesquisar e praticar a sua arte. Você já ouviu falar no Coronel Sanders? Harland David Sanders, mais conhecido como Coronel Sanders (9 de setembro de 1890 —16 de dezembro de 1980) foi o fundador da Kentucky Fried Chicken (KFC). E criador de uma famosa receita de frango frito. Sua imagem ainda é utilizada na publicidade da cadeia de lanchonetes, e as estátuas dele podem ser encontradas em muitas lojas da KFC. E ele não conseguiu essa façanha quando ainda era criança ou um homem jovem. Com muito esforço, fé, dedicação e sacrifícios, ele foi buscar e conseguiu conquistar os seus sonhos quando já tinha mais de 60 anos de idade.


Mas eu só sei desenhar rabiscos de palitos
Você pode ter dito isso pra alguém ou pior, pra você mesmo “mas eu só consigo desenhar bonequinhos de palitos”, isso é algo esplêndido! Você é um artista! Mas por quê? Veja a imagem ao lado, ela começa a ser desenhada com um simples desenho de bonecos palitos (ou stick). Simples, não? Você cria uma pose com estes bonecos palitos e, em seguida, usa seu conhecimento de anatomia para torná-lo parecido com um ser humano real (ou não tão real se for o caso).


Mas eu não tenho conhecimento de anatomia
Isso também não é um problema. Ninguém nasce com este conhecimento. Todo desenhista tem que estudar e aprender a desenhar anatomia. E aprendizagem é algo que você pode fazer sem qualquer talento - você ler, pesquisa em livros, internet, cursos e prática (como sempre) muita prática.  Resumindo, habilidades manuais necessários para desenhar um homem ou uma mulher você vai precisa de um boneco de palito + conhecimento e prática do desenho de anatomia humana.



Eu não sei desenhar nem um círculo
Mas todos os tutoriais, todos os desenhos começam a ser desenhados com um círculo. Eu não consigo desenhar nem um círculo direito.  Não se preocupe com isso, Ninguém consegue desenhar um círculo perfeito. Ainda mais em início de um desenho, esses círculos, cilindros ou qualquer outra forma geométrica usado no início do esboço de um desenho, é usado apenas para você se basear e ter uma ideia melhor do desenho que deseja realizar, não precisa ser perfeito. E para finalizar um desenho com círculo ou linhas retas? Eu não consigo fazer também uma linha reta. Para isso, nós podemos utilizar um compasso, um gabarito de balões e uma régua para desenhar linhas retas ou círculos sem problemas e com a prática constante, conseguirá resultados espetaculares. O mais importante para qualquer desenho é o resultado final, não importando os métodos, técnicas ou material utilizado.
Como podem ver, estes círculos, são apagados em seguida.



Eu acho que desenho bem, mas todos dizem que não sou bom o bastante e que tenho muito a aprender
De fato, sempre temos algo a prender. Mas uma coisa muito importante: Não dê tanta atenção aos que falam mal ou julgam seu trabalho não tão bom. Se alguém criticar seu trabalho, tente levar pelo lado bom, tente ver algo criativo na crítica e tente aplicar de forma que venha a melhorar o seu trabalho. Eu não gostava de críticas, odiava quando alguém apontava algum defeito em algum de meus desenhos que eu achava está perfeito. Mas foram estas críticas que me fizeram melhorar um pouco mais a minha arte. As vezes uma crítica bem feita, vale mais que dez elogios, mesmo que sejam elogios sinceros. Quando você deixa de ser criticado, você tem tendência a se alto - julgar perfeito, que não precisa mais melhorar a sua arte. Mas temos sempre que melhorar. Como disse um dos maiores mestres dos desenhos:

“Se você não desenha todos os dias, vai perder seu trabalho pra um Cara que desenha todos os dias.”  
                                                                                                                    Jim Lee

Bom pessoal, aqui eu citei algumas dificuldades que algumas pessoas dizem ter e usam para não prenderem a desenhar. Mas eu sou a maior prova de que você não precisa nascer com dom ou talento para desenho, você só precisa acreditar em você mesmo, se dedicar e nunca desistir de seus sonhos. Siga sempre em frente!

Se tiver alguma outra dificuldade, ou qualquer outro problema que atrapalha o seu desenvolvimento ou aprendizado da sua arte, comente. Se eu souber como ajudar com certeza eu farei isso, se não, vou pesquisar um meio de te ajudar e trarei alguma coisa para tentar lhe apoiar. Até o próximo post...


2 comentários:

  1. Poxa, escrevi um monte de coisa, mas quando loguei sumiu a mensagem. É assim mesmo?
    De toda forma, ótimo artigo. Teria dicas para alguém começar a desenhar do zero? Por onde começar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Luan de Oliveira. Muito obrigado pela sua visita e pelo seu comentário. O que tava digitando foi apagando porque ao logar a página foi recarregada. Para iniciar a desenhar, você já deu o primeiro e mais importante passo: procurar conhecimento. Está certo, minha dica para iniciantes é que comece a desenhar desenhos simples e seguindo dicas simples, para depois seguir para desenhos e técnicas mais complexas. E o mais importante é PRATICAR MUITO! SER PERSISTENTE! NUNCA DESISTIR! E NÃO LIGAR PARA COMENTÁRIOS DE OUTRAS PESSOAS. Caso queira mais alguma dica específica sobre o tipo de desenho que tem preferência, comunique aqui que prepararei um ou mais artigos para lhe ajudar. Até a próxima.

      Excluir

About us