sexta-feira, 9 de maio de 2014








A katana, catana ou cataná (em japonês: , katana) é o típico sabre longo japonês. No entanto, esta palavra foi incorporada na língua portuguesa no século XVI, após a chegada dos portugueses ao Japão. Por essa razão, nestes quase quinhentos anos, essa palavra foi perdendo a sua pronúncia japonesa aportuguesando-se e ganhou novos sentidos em português, especialmente nas variantes europeia, africana e asiática, designando uma variedade de objetos como espadas, sabres ou facões. Com o renovar do interesse pela cultura nipónica nos vários países de língua portuguesa, nos últimos anos, a palavra catana reforçou o seu sentido original. Surgida no Período Muromachi, era a arma padrão dos samurais e uma das suas variantes, a wakizashi, era usada pelos ninjas. É utilizada para a prática do kenjutsu, a arte de manejar a espada. Tem gume apenas de um lado, e sua lâmina é ligeiramente curva. Era usada tradicionalmente pelos samurais, acompanhada da wakizashi (脇差). A katana era usada em campo aberto, enquanto a wakizashi servia para combate no interior de edifícios.
Neste post vamos ver algumas dicas sobre como desenhar uma espada samurai ou como desenhar uma espada ninja, já que elas são bem similares.



1º PASSO
A primeira coisa a se fazer quando for desenhar espadas é definir a sua posição a qual ela está sendo manipulada pelo seu usuário. Então para definir a sua posição, faça um traço simples simulando o contorno da espada.


2º PASSO
Neste segundo passo, vamos definir o contorno da espada. Inicialmente é aconselhável iniciar pelo cabo. Geralmente e as espadas katanas tem a divisão entre o cabo e a lâmina redonda, mas podem ser quadrados também.  As divisões do cabo são feitas de forma a deixar uma abertura em formato de “diamante” no meio, veja uma das melhores formas de se fazer:
 Faça um zig zag de um lado ao outro.


Em seguida complete o outro lado fazendo o zig zag no sentido oposto ao da primeira linha, assim serão formados os “diamantes" no meio do cabo da espada.







E para finalizar o desenho da espada, realize o desenho da lâmina. Para se desenhar lâminas é indispensável o uso de réguas. Use sempre uma régua para desenhar traços retos e para desenhar curvas, use uma régua de curva francesa. Conclua o desenho do cabo e assim estará concluído o nosso desenho.




Simples e rápido. Até o próximo post...
..............
desenhando espadas Katana
HOW TO DRAW A KATANA SWORD
drawing katana sword
CÓMO DIBUJAR A ESPADA KATANA
dibujando espada katana
.................


2 comentários:

About us