quinta-feira, 23 de outubro de 2014

Cada imagem digital é classificada duas categorias: uma imagem de vetor, e uma imagem de Bitmap. Uma imagem bitmap ou, também conhecida como imagem raster, é composta de pontos minúsculos chamados pixels. Qualquer fotografia digital, por exemplo, em seu tamanho digital normal, parece uma foto, mas se você aumentar o zoom, tanto quanto possível, verá que é apenas uma série de quadrados coloridos - como uma espécie de mosaico. 


Isso acontece porque, enquanto uma imagem bitmap é composta de pixels individuais, uma imagem vetorial é composta de linhas. As imagens vetoriais são compostas de formas geométricas matematicamente definidas: linhas, áreas preenchidas, curvas, etc. Cada elemento do vetor tem um conjunto de regras de matemática, então quando você aplica um zoom em uma imagem vetorial, a equação é meramente recalculada para o tamanho atual do zoom. Por esta razão, as imagens vetoriais são flexíveis em qualquer escala. Ou seja, diferente das imagens de bitmap, imagem jpeg ou qualquer outro modelo de imagem raster, ao aplicar o zoom em uma imagem vetorial, ela não perderá sua qualidade e se manterá da mesma forma e com a mesma qualidade que o tamanho inicial e original da imagem.
Observe, nas imagens abaixo, que nenhuma qualidade é perdida na imagem vetorial, quando aplicado o zoom na imagem. Isso é porque ele é feito de formas, e não pixels. Enquanto a imagem de pixels se altera e quanto mais se aplica o zoom, mais os pixels se apresentam.



Então qual é a melhor opção: imagem bitmap ou imagem vetorial?

Isso tudo depende do que você precisa fazer. As imagens bitmap ou raster são melhores quando as imagens precisam ser realistas. Porque cada seção é composta de centenas de pixels, você obtém um maior nível de detalhe. Imagens bitmap também lidam com os efeitos de fotos complicadas melhor do que vetores. Por outro lado, um vetor é infinitamente escalável, de forma que você pode usar a mesma imagem em qualquer coisa, desde um botão ou em um outdoor. E o tamanho de arquivos vetoriais são muito menores do que os modelos de bitmap, jpeg, Png entre outras, isso  por que uma menor quantidade de informação está sendo salva (basicamente apenas a fórmula de como gerar a imagem os os traços sem fundo). Mais importante ainda, é muito fácil transformar uma imagem vetorial em uma imagem raster; mas muito difícil transformar uma imagem bitmap em um vetor mantendo fielmente a mesma qualidade.
·        Como vetorizar uma imagem on line
·        Como converter uma imagem SVG vetorial em PNG

Qual a importância de uma imagem vetorial?

Se um cliente lhe pedir uma imagem ou desenho em vetor, provavelmente é porque ele precisa de algo escalável. Na maioria das vezes, eles vão precisar de seu logotipo como um vetor. Mesmo se você tiver um grande jpeg de seu logotipo, é necessário ter um vetor que pode ser redimensionada em qualquer tamanho. Os trabalhos de impressão são feitas com um mínimo de 300 dpi, o que significa uma grande jpeg 300 pixels só vai ser uma polegada de largura. Trabalhos de impressão extremidade superior são feitas em 450 ou 600 dpi, ou seja, o seu jpeg 300 pixels pode ser apenas meia polegada de largura, e se não é um vetor, escalando-o maior resultará em uma imagem pixelizada e uma diminuição global de qualidade.

Como faço para saber qual modelo de imagem eu tenho?

Aqui está um guia prático para o arquivo extensões. Veja abaixo os modelo que podem ou não serem usados como vetor

Definitivamente não é um VETOR
jpeg, png, tiff, gif, bmp, .exif

Pode ser usado como VETOR
pdf

Provavelmente é um VETOR
eps, .ai, .cdr, svg


Tentei ser o mais resumido e o mais informativo neste post para informar as utilidade e diferenças entre uma imagem vetorial e uma imagem raster ou pixealizada. Espero ter tirado suas dúvidas ou pelo menos lhe acrescentado um pouco mais de conhecimento.

Shǐliàng túxiàng hé wèi tú túxiàng zhī jiān de qūbié shì shénme
Ēka vēkṭara chavi aura ēka biṭamaipa chavi kē bīca kyā antara hai
What is the difference between a vector image and a bitmap image
Ēka vēkṭara chavi aura ēka biṭamaipa chavi kē bīca kyā antara ha
Ēkaṭi bhēkṭara imēja ēbaṁ ēkaṭi biṭamyāpa imēja madhyē pārthakya ki
V chem raznitsa mezhdu vektornym izobrazheniyem i rastrovogo izobrazheniya
Quelle est la différence entre un vecteur d'image et une image bitmap

Bekutoru gazō to bittomappugazō no chigai wa nandesuka


0 comentários:

Postar um comentário